O Projeto

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Surgindo em 2013, na forma da Semana Jurídica, o projeto chamou para si a responsabilidade de criar na UFRN uma cultura já existente em outras universidades do país: cinco dias de palestras discutindo assuntos relevantes no mundo jurídico e acadêmico.

Em pequenos passos, caminhando em meio a desafios e aprendizados, o evento alçou grandes voos e já trouxe juristas de renome como Daniel Mitidiero, Heitor Sica, Eros Grau, Cezar Roberto Bitencourt, Martha Halfeld, Patrícia Gorish, Daniel Amorim Assumpção Neves, Francisco Müssnich, Luís Eduardo Schoueri, Antônio Carlos "Kakay", dentre outros.

O evento ainda tem o compromisso de valorizar juristas importantes no cenário local, proporcionando experiências de qualidade também com as pratas da casa.

A partir de 2016, o projeto passa a se chamar Capitólio, do qual a Semana Jurídica faria parte. Aos poucos, o aprimoramento das ideias resultou na criação de vários produtos paralelos, compondo um formato de holding.

Dentre as novas ideias, surge o Prosa Social, com a proposta de conversar sobre temas jurídicos com profissionais de outras áreas, longe das formalidades de um debate tradicional.

Também o Programa Abril Empreendedor, que insere os estudantes na realidade dos escritórios de advocacia e apresenta os desafios enfrentados pela iniciativa privada.

Com o propósito de utilizar os conhecimentos e instrumentos disponíveis para dar um efetivo retorno à sociedade, o Anunciação nasce com a missão de devolver a liberdade a pessoas encarceradas injustamente, o que é feito por meio de um Habeas Corpus elaborado pelos próprios alunos, sob a orientação de um profissional da seara criminal.

Por fim, com um viés mais descontraído, foi criada a Liga Capitólio. Consiste num campeonato de society nas modalidades masculina e feminina que visa proporcionar momentos de integração entre estudantes e profissionais da área.

Capitólio

Feito com carinho por Lara Marinho